sexta-feira, 3 de março de 2017

Como criei o hábito de praticar exercício físico?



Durante muitos anos sofri com o efeito sanfona. Tenho 1,50 de altura e já cheguei a pesar 65kg, ou seja, eu era uma bolinha achatada. Em 2016 decidi que aos 26 anos de idade já não tinha como continuar naquele ritmo pois não me sentia feliz com meu corpo e me sentia cada vez mais cansada. Comecei então a planejar minha estratégia para criar o hábito de treinar.  Acredito que cada um deve tentar uma abordagem que funcione para o seu estilo de vida, ou seja, o que deu certo pra mim pode não mudar em nada a vida de outra pessoa. O livro O poder do hábito me ajudou muito com conceitos e dados científicos sobre o assunto. Recomendo demais essa leitura até mesmo para avaliar o que funciona melhor com você.

Escuto DEMAIS a pergunta "o que você fez pra perder tanto peso?" e sempre acho graça. A resposta todo mundo sabe né? Exercício físico + alimentação saudável mas todo mundo pergunta querendo uma resposta mágica. Abaixo eu listo o que eu fiz ao longo do ano passado e que me ajudou a criar o hábito de fazer exercício físico.


1 - Planejamento em primeiro lugar
Toda segunda-feira da semana eu criava no Google Calendar o meu treino semanal. Atualmente eu tenho 3 séries mas no início eram apenas 2.

O benefício óbvio é planejar a minha semana garantindo que a atividade física seja uma atividade planejada. Com isso em mente consigo organizar minha rotina para encaixar isso da maneira mais produtiva.

Fica assim:


2 - Criando o conceito de Tarefa Obrigatória Diária
Nesse vídeo incrível do Drauzio Varella ele explica que se o seu cérebro encara o exercício físico como algo opcional ele vai escolher não realizar a atividade. É óbvio que entre sair pra correr OU ficar na cama todo mundo sabe o que é mais gostoso então enquanto não encarei o exercício físico como uma atividade obrigatória eu sempre dava um jeito de fugir.

Fiz o seguinte: através do IFTTT os treinos diários adicionados na minha agenda são automaticamente criados como tarefas no Todoist. Isso me força a encarar a ação de treinar como uma atividade prevista e não negociável do meu dia.  O pulo do gato foi moldar o cérebro e fazê-lo entender que treinar é uma atividade tão obrigatória quanto ir para o trabalho ou escovar os dentes.

É óbvio que usei esses apps pelo mas se você optar por outro tipo de agenda e gerenciador de tarefas a lógica é a mesma.

Usando o combo IFTTT + Todoist fica assim:





Música é vida!
Montei um playlist no Spotify com músicas que adoro (funk, pagode 90, axé 90, só raridade) e que são mega animadas. Conheço pessoas que preferem escutar algum podcast. O importante pra mim é ouvir algo tão bom que me faça esquecer (ou quase isso!) que estou morrendo na esteira ou pegando uma carga absurda.

4 - Dia de Folga
Me permito ter 1 dia de folga. Não vou à academia na sexta SOMENTE SE eu treinar nos dias anteriores. Ou seja, se falto na segunda na sexta eu tenho que compensar isso. Como o trânsito na sexta é um problema e sei que vou acabar chegando muito tarde no trabalho me forço a ir todos os outros dias.

OU SEJA, consigo me ajudar a manter o foco pois:
- SE não faltar durante a semana posso acordar mais tarde na sexta OU fazer algo depois do expediente
- SE faltar além de não ter meu dia de folga vou chegar super atrasada no escritório e isso sim é um problema

5 - Respeito o meu corpo mas mantenho o hábito
É muito normal cogitar não treinar por uma gripe ou cólicas. Antes eu usava isso como desculpa e sofria para voltar ao ritmo depois de alguns dias. Hoje em dia se estou meio mal me obrigo a ir pra academia mesmo que não faça o treino padrão, ou seja, faço menos repetições ou coloco uma carga menor nos aparelhos. Isso me ajuda a manter o hábito e de quebra a endorfina da uma sensação de bem estar.

É óbvio que se for algum sintoma realmente bizarro não tenho escolha mas tento seguir a lógica simples:
SE consigo ir até o escritório ou na faculdade
ENTÃO consigo fazer uma caminhava leve e/ou um exercício de perna, por exemplo

6 - Usar a rede social como aliada
Sigo pessoas que postam dicas de treino e alimentação. Com isso consigo otimizar meu treino e anotar dicas valiosas. Sempre que digo isso escuto um "ah mas ela usa photoshop" e concordo que pode ser verdade mas isso não vai tirar a eficiência do exercício. Acho mega válido buscar esse tipo de conteúdo e conversar com um profissional pra saber se vale a pena inserir na sua série.

7 - Produtos + Treino
Em dezembro de 2016 comecei a tomar o termogênico Oxyelite - pesava 59,30 Kg
Em janeiro de 2017 comecei a usar o Gel Redutor Hinode - pesava 55,80 Kg

Os dois me dão uma sensação física incrível de que o treino está fazendo efeito. O gel redutor eu aplico na barriga então dá pra sentir queimar durante o treino. O termogênico aumenta a transpiração e me ajudou a ter mais disposição.
O saldo pra mim foi positivo, hoje estou com 52,20 Kg e tenho certeza que esses produtos me ajudaram muito.
Como todo tipo de substância eles têm efeitos colaterais então é preciso pesquisar muito e avaliar com um profissional qual é o produto mais adequado pra você.

8 - Descobri qual é o meu horário preferido pra treinar
Amo fazer exercício de manhã mesmo que isso exija acordar cedo. Quando treino pela manhã meu dia começa melhor e sempre sou mais produtiva. Depois que risco esse item da minha fila de tarefas do dia todas as outras parecem mais fáceis.

OU SEJA me organizo para treinar no momento que mais me deixa feliz mas, quando não é possível, eu encaixo a atividade em outro horário. Isso varia muito de pessoa pra pessoa então só testando pra descobrir o seu.

9 - Exercícios em qualquer lugar
Se vou viajar ou ficar alguns dias sem poder ir à academia monto um treino livre com exercícios que consigo fazer em qualquer lugar. Seja na praia ou dentro de casa eu consigo treinar perna ou fazer algumas repetições que queimam bastante.
Assim como dito no item 5 o importante é não deixar o hábito morrer. Uma busca rápida por "treino livre" já tratará uma gama de conteúdo legal.

Bem, eu tenho feito isso e tem dado muito resultado. Da mesma forma que usei essa lógica para criar o hábito de praticar exercício físico estou trabalhando no novo hábito de meditar diariamente. Espero ter em alguns meses um resultado satisfatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário