quinta-feira, 27 de abril de 2017

Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças - Caroline L. Arnold

 
 
Título: Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças
Autora: Caroline L. Arnold
Páginas: 192
Minha Classificação: 3/5

O livro é bem curtinho e contém dicas MUITO legais e práticas.
Abaixo descrevo os pontos que mais chamaram minha atenção.

Resoluções de Ano Novo
Todo final de ano a história se repete. Promessas e mais promessas jogadas ao vento.
Chega dia 02/01 e a grande maioria das pessoas já está frustrada e ignorando completamente o que prometeu.
A grande pergunta é: qual o motivo dessas promessas serem feitas sem qualquer tipo de planejamento para serem cumpridas?
Prometer "quero emagrecer" é tão utópico quanto prometer "quero ir até a lua", ou seja, a probabilidade de desistir da ideia e se frustrar é muito grande.

Hábitos criados não filtram o que é benéfico ou prejudicial
Quando criança você provavelmente foi condicionado a escovar os dentes antes de dormir e ao acordar.
Provavelmente seus pais te forçaram a repetir essa ação durante algum tempo até se tornar um hábito que você provavelmente levou pelo resto da vida.
Esse mecanismo automático quando exercitado da maneira certa e com a mesma religiosidade nas repetições pode ser usado para a criação de qualquer outro hábito.
Por exemplo:
- comer doces depois do almoço
- ver TV até a madrugada mesmo com compromissos de manhã
- ir de carro até mesmo para locais extremamente próximos mesmo quando existe a possibilidade de ir a pé


Nenhum hábito criado passa pelo filtro de "ISSO É BOM" ou "ISSO É PÉSSIMO".
Uma vez estabelecido a sua mente vai seguir aquele hábito com a mesma mecânica inconsciente que te faz escovar os dentes antes de dormir e ao acordar.

Microrresolução
Ao invés de trabalhar com metas tão abrangentes e pouco práticas a autora apresenta o conceito de "microrresolução". Basicamente é uma tarefa tão rápida e simples que não te dá outra desculpa além de executá-la. A ideia principal disso é utilizar a microrresolução para criar um padrão de comportamento que servirá de base para dezenas de outros bons hábitos que virão a seguir. A autora ainda afirma que o ideal é trabalhar apenas com 2 microrresoluções por vez. A grande sacada é tentar usar esse mecanismo para te ajudar a criar qualquer novo hábito.


Exemplos de microrresoluções:
- não comer carboidratos depois das 15h
- fazer uma caminhada de 10 minutos toda terça
- não usar aparelhos eletrônicos de qualquer tipo depois das 21h
- separar a roupa do trabalho na noite anterior


Gatilhos
Conectar o gatilho e a ação da microrresolução é essencial para automatizar o novo padrão de comportamento. Os gatilhos são descobertos, não inventados – o gatilho para sua resolução já existe, você só precisa identificá-lo. Ele pode ser interno (fome, tontura, repreensão) ou ambiental (aroma de comida, críticas de um colega). O gatilho pode ser um dia da semana ou uma determinada hora do dia, ou seja, um momento especialmente definido para disparar a ação.
Exemplos de gatilhos:


SE objetivo = beber mais água ao longo do dia
ENTÃO um gatilho pode ser sempre beber um copo de água após lavar as mãos

SE objetivo = se exercitar mais
ENTÃO um gatilho pode ser toda terça subir e descer os 5 andares do seu prédio pela escada

SE objetivo = não ficar com o celular descarregado na manhã seguinte
ENTÃO o gatilho pode ser recarregar o celular à noite antes de escovar os dentes


Em outras palavras, não pensamos no que fazemos; simplesmente o fazemos, sem ter consciência de como o nosso piloto automático nos conduz em direção ao sucesso ou ao fracasso.

A importância do sono
Dormir mal e achar que isso está OK é de longe um dos piores hábitos que muita gente desenvolveu e eu me incluo nesse bolo. Costumamos adiar a hora de dormir para ter mais tempo para o lazer ou terminar atividades que não foram concluídas ao longo do dia. O grande problema é: se você dorme tarde, vai acordar cedo, passar o dia cansado e vai fazer coisas mais tarde para conseguir dar conta de tudo. É um loop extremamente prejudicial. Muita gente perde o fim de semana inteiro lutando para recuperar o sono e na segunda-feira à noite o drama se reinicia. Se você conseguir se regularizar por meio das microrresoluções, terá energia e humor todos os dias.

Use as escadas!
De acordo com os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia subir escadas queima muito mais calorias por minuto do que jogar tênis, nadar, andar de bicicleta, correr ou caminhar. Se feita regularmente, essa atividade pode ter um profundo efeito no condicionamento físico e na saúde cardiovascular. Se o seu local de trabalho ou casa tiver escadas, considere alavancar esse recurso em sua próxima resolução de boa forma.



Conviver com um reclamador crônico é mais do que irritante; é ruim para o cérebro! Novas pesquisas feitas na Universidade Friedrich Schiller, na Alemanha, demonstraram que ouvir reclamações pode ter um efeito negativo no cérebro, na perspectiva e na habilidade de resolver problemas.32 Se você desempenha o papel de “ouvido” de um reclamador crônico no trabalho ou na vida pessoal, formule uma microrresolução que mude essa dinâmica, ou você acabará absorvendo toda essa negatividade.

Não adianta cobrar a mudança de outra pessoa
Infelizmente gritar e brigar não vai mudar o comportamento de outras pessoas. Inicialmente elas podem tentar mudar uma atitude para agradar mas, logo em seguida, voltarão ao comportamento antigo. O motivo? Se você está incomodado com uma coisa cabe a você tomar uma atitude. Centenas de relacionamentos chegam ao fim pelo mesmo motivo. Quebrar uma única dinâmica negativa pode trazer melhoras imediatas, seja no relacionamento com os pais, os amigos, os colegas de trabalho ou o cônjuge. Se você prestar atenção a como sua comunicação, seu investimento e até seus pensamentos sobre a outra pessoa afetam a ambos, será capaz de identificar padrões de comportamento e melhorá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário