quinta-feira, 8 de junho de 2017

A sorte do agora - Matthew Quick



Título: A sorte do agora
Autor: Matthew Quick
Páginas: 224
Minha Classificação: 5/5

Bartholomew Neil tem 39 anos e se vê sozinho, pela primeira vez na vida, após a morte de sua mãe. Criado em um relacionamento de enorme codependência ele se vê completamente perdido após perder a única pessoa que amava depois de meses lutando contra um câncer no cérebro. Ele encontra uma carta modelo padrão enviada para centenas de pessoas na gaveta de calcinhas da sua mãe, carta essa assinada por Richard Gere. Então decide começar a narrar os fatos da sua através de cartas para Richard Gere, um homem famoso, ídolo da sua mãe, líder humanitário e um representante famoso do budismo (além de ser um astro do cinema bonitão). 
  O problema é que os loucos fazem todo o fingimento e tomam toda a iniciativa. Já percebeu isso?

A rotina simples (e pouco emocionante) de Bartholomew consiste em passar os dias na biblioteca procurando mais informações sobre  Richard Gere (o cara tem uma história de vida bem intensa) e sonhando em criar coragem para se aproximar da Meninatecária (uma mulher que trabalha da biblioteca). As coisas começam a mudar quando padre McNamee , um antigo amigo dele e da mãe católica, tem uma crise e decide renunciar seus votos. A relação dele, da mãe e padre sempre foi amigável e McNamee sempre esteve disponível para ajudá-los. Então, quando o padre pede para morar temporariamente com Bartholomew, ele aceita principalmente por não ter mais ninguém e querer ajudar. Bartholomew também conta com a ajuda de Wendy, sua conselheira de luto, e seu primeiro "objetivo de vida" é beber uma cerveja no bar com um amigo.



Seu coração tem que continuar acreditando que os acontecimentos neste mundo não são tudo ou nada, e sim simples variáveis transitórias sem importância. Além dos altos e baixos diários da nossa vida, há um propósito maior, uma razão. Pode ser que a gente ainda não veja nem entenda o motivo, talvez nossa mente humana seja incapaz de compreender totalmente, apesar de tudo nos levar a algo maior.

A vida dele começa de fato a tomar um rumo diferente quando:
a) sua convivência com o padre McNamee começa a mostrá-lo que, as vezes, nem os padres sabem muito bem os "caminhos de deus"
b) Wendy acaba precisando de sua ajuda mesmo deixando claro que não quer a ajuda dele
c) Wendy convence-o a frequentar uma terapia de grupo

Aos poucos a vida de Bartholomew e McNamee vão levando-os para um caminho totalmente inesperado enquanto tudo se encaixa de uma maneira misteriosa (Sincronicidade?).


Minha Opinião

Que livro lindo e emocionante e cativante! Gostei de muitas coisas mas destaco o seguinte:

a) As cartas enviadas à  Richard Gere contam, além dos dilemas de Bartholomew, curiosidades sobre budismo, autoimolação, monges e questões sobre o universo e o destino.
b) A ficção pelo conceito (maravilhoso) de sincronicidade.
c) A maravilhosa Teoria da Sorte do Agora que consiste, basicamente, em considerar que, quando algo ruim acontece conosco, algo bom acontece em algum outro lugar do mundo. E vice-versa.
d) A forma delicada e gentil que o autor aborda cada perfil psicológico de cada personagem, cada traço é delicadamente exposto e nos faz refletir sobre o quanto somos problemáticos, confusos e ligeiramente (?) perdidos em vários momentos da nossa vida.
e) A ingenuidade de Bartholomew e a forma incrível como autor explorou isso.

Sério. O autor me cativou em cada capítulo. Com certeza vale a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário