terça-feira, 4 de julho de 2017

Isso me traz alegria - Marie Kondo

 
 
Título: Isso me traz alegria
Autora: Marie Kondo
Páginas: 272
Minha Classificação: 4/5
 
O livro é bem curto e caiu num momento perfeito na minha vida. Eu já vinha criando o hábito de "Arrumar 1 armário/gaveta" semanalmente mas me sentia bastante desmotivada pois a sensação era de arrumar um armário e desarrumar outro. Com esse livro consegui avaliar a técnica da autora e pensar em como adaptar para o meu dia-a-dia.

Abaixo tem o seguinte:
  • Explicação resumida do método KonMari
  • Dicas pra colocar em prática
  • Planilha com checklist de itens

O método

Marie Kondo aborda nesse livro o Método KonMari, desenvolvido por ela. Basicamente esse método consiste em seis leis básicas:
1. Comprometa-se a arrumar - é uma mudança de mindset, manter as coisas organizadas depois de definir aonde cada coisa deve ficar facilita muito
2. Imagine o estilo de vida ideal - desenhe, use imagens ilustrativa, descreva qual é o seu ideal
3. Em primeiro lugar, termine o descarte - é importante decidir o que você não quer mais e o que você não abre mão
4. Organize por categoria, não por localização - ao invés de arrumar um cômodo opte por arrumar suas roupas, livros, objetos pessoais, etc
5. Siga a ordem correta - no caso ela utilizar a ordem de Roupas, Livros, Papelada, komono (itens dos mais diversos tipos) e itens de valor sentimental
6. Pergunte a si mesmo se isso lhe traz alegria - mantenha apenas o que você considera fonte de alegria na sua vida

Como colocar em prática?

O método sugere que a organização de cada categoria seja feita na ordem descrita abaixo.
Dentro cada categoria tem diversas subcategorias listadas entre parênteses. 
1) Roupas (camisas, saias, calças, vestidos, meias, roupas íntimas, sapatos, acessórios, óculos, bolsas)
2) Livros (lidos que gostei, lidos que não gostei, na fila de leitura, abandonados, acadêmicos)
3) Papeis Diversos (faturas, cadernos, convites, cartões/folhetos de propaganda, blocos de nota, garantias, manuais)
4) Komono (a categoria mais difícil e pessoal, vai de cosméticos a produtos de lavanderia), o ideal é definir as categorias e subcategorias de acordo com a necessidade)
5) Itens sentimentais (coleções diversas, cartas, fotografias, diários, bichos de pelúcia)

Então, por exemplo:
SE você decide começar pela Categoria Roupas e Subcategoria Camisas
ENTÃO deve definir na sua agenda uma data/hora para a análise de todos os itens desse tipo
ENTÃO deve reunir TODOS os itens desse tipo e decidir o que você quer manter ou se desfazer
ENTÃO é necessário definir o "Lugar Oficial das Camisas"
ENTÃO deve dobrar as camisas da maneira mais adequada visando a otimização do espaço

Aqui tem uma planilha com um checklist modelo.
Se alguma categoria/subcategoria não fizer sentido basta ajustar ou excluir :D


Algumas Dicas

Crie um ranking de preferências

Se você tem 30 blusas e consegue identificar que gosta mesmo apenas de 15 fica muito mais fácil descartar as demais.
Isso serve para qualquer tipo de objeto. Se você tem um parâmetro de que gosta mais do item A fica mais simples descartar os que não se encaixam na sua preferência.

Tire uma foto da bagunça

As vezes a pessoa está tão submersa na bagunça que fica difícil estimulá-la. Com uma visão geral da situação a pessoa pode encontrar forças para sair do fundo do poço. Além disso quando você estiver no meio do processo (e provavelmente cansada) a foto do "antes" pode te ajudar a manter o gás.

Separe por material

As três principais categorias: são tecidos, papéis e equipamentos elétricos. Óbvio que nem tudo  pode ser facilmente classificado (bolsas vão pra onde?) contudo na hora de armazenar as coisas é importante ter em mente o material e sua similaridade com os demais itens armazenados.

Os quatro princípios do armazenamento

1) Dobrar tudo que for macio e flexível para reduzir volume
Ex: luvas, itens komono de tecido, bolsas de plástico e sacos de lavanderia

2) Colocar na vertical tudo que se mantém nessa posição por conta própria
Ex: Guardar verticalmente nas gavetas roupas dobradas, material de escritório, remédios, etc

3) Separe os itens por categoria em um local único
Se você mora com a família, selecione primeiro por pessoa, depois por categoria e finalmente por tipo de material. 

4) Divida o espaço de armazenamento em quatro compartimentos quadrados
Para tudo. Armários, caixas, compartimentos.
Se você usar caixas para guardar seus itens, é melhor escolher as quadradas no lugar das redondas

Dicas para dobrar roupas

No livro a autora sugere algumas técnicas. No Google tem bastante opções também, com vídeos didáticos inclusive.
A autora faz uma forte crítica ao jeito oficial de guardar meias (uma dentro da outra). Com a descrição “bolotas em forma de batatas” ela sugere dobrar as meias e ao invés de fazer essa "crueldade".

Organização de Papéis

A regra básica é descartar tudo que não for extremamente necessário.
Criar uma Caixa de Pendências é uma opção mas é necessário ter manter a rotina de esvaziar essa caixa religiosamente.
O ideal é pedir por email todas as faturas e parar de receber aquela quantidade inútil de papel.
Garantias devem ser mantidas somente até a data de validade ser alcançada.
Manuais de aparelhos diversos (geralmente imensos) provavelmente podem ser descartados já que atualmente pode ser encontrado na internet.

Pretendo postar cada uma das fases da arrumação que pretendo fazer com fotos de antes e depois.
Atualmente estou morando em duas casas então pretendo começar primeiro em uma delas e depois repetir o processo na outra.

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